A inserção do continente africano, em especial da porção subsaariana, na economia-mundo caracterizou-se pelo desempenho de diferentes papéis na Divisão Internacional do Trabalho em cada uma das fases do desenvolvimento do capitalismo. Sobre a situação da economia africana na Nova Ordem Mundial, é correto afirmar que:
Questão
Universidade do Estado do Pará - UEPA
2016
Fase Única
inserca-continente7425164095
A
os países africanos são polos tradicionais de recepção dos maiores investimentos, surgindo no contexto dos países emergentes, o que aumentou significativamente a parcela de capitais que a África recebe e as possibilidades de participação expressiva nos fóruns internacionais.
B
um dos legados do colonialismo europeu sobre o continente africano foi a precariedade da infraestrutura tecnológica, o que agravou os problemas sociais e relegou o continente a uma posição secundária na Divisão Internacional do Trabalho.
C
a África foi ocupada pelas potências europeias que passaram a investir maciçamente na economia dos países, reduzindo as desigualdades sociais e a ocorrência de conflitos e guerras que eram comuns no continente antes do período colonial.
D
a África passou a receber atenção dos Estados Unidos que buscava ampliar a sua influência sobre diversas partes do continente, por meio de ajuda financeira e militar, cujo objetivo era eliminar os conflitos territoriais nos países africanos.
E
alguns países do continente africano hoje se destacam no cenário internacional, por receberem ajuda financeira e militar dos países que compunham a Ex-URSS. É o caso de Angola e Moçambique, que com o deslocamento do eixo de conflitos do campo político-ideológico para o campo econômico, ganharam importância na ordem internacional.