A interação com o outro faz parte do cotidiano das pessoas que, a todo momento, estabelecem contato e compartilham experiências. Os atos de fala possuem objetivos específicos e destacam-se funções da linguagem que oportunizam o processo de comunicação:
(1) função referencial ou denotativa
(2) função expressiva ou emotiva
(3) função apelativa ou conativa
(4) função fática
(5) função poética
A seguir, há exemplos de funções da linguagem. Relacione-os com suas respectivas funções:
( ) “ Posso te falar dos sonhos, das flores, de como a cidade mudou / Posso te falar do medo, do meu desejo, do meu amor / Posso falar da tarde que cai / E aos poucos deixa ver no céu a lua / Que um dia eu te dei” (A lua que eu te dei. Ivete Sangalo).
( ) 

( ) 

( ) “… tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!”. (O Primo Basílio - Eça de Queiroz).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.