A intertextualidade e a interdiscursividade estão presentes em textos literários ou não literários. Pode-se dizer que tanto a intertextualidade quanto a interdiscursividade são elementos que, se bem utilizados, tendem ao enriquecimento do discurso e ou do gênero textual. Nesse sentido, considerando o que se afirma, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
Universidade de Pernambuco - UPE
2015
Fase Única
intertextualidade499a95a59a
A
A intertextualidade é um recurso encontrado em textos não literários. É comum, em requerimentos e registros civis, o uso de discurso intertextual, visto que, dessa maneira, os gêneros textuais em destaque ficam sobremaneira legitimados e passam a ocupar espaço de maior relevância no trato social.
B
No filme Narradores de Javé (Brasil/França, 2003), o protagonista (vivido pelo ator José Dumont) comumente utiliza recursos intertextuais em suas falas. Isso porque a narrativa do filme é uma adaptação bem feita para o cinema de uma grande obra literária homônima, conhecida pelo uso da intertextualidade.
C
Nos dois textos Retratos do artista quando coisa e Proibida pra mim, há intertextualidade. Uma leitura mais acurada poderá dizer que os versos “Eu penso” e “Eu vou fazer de tudo o que eu puder” têm similitudes explícitas e traduzem as mesmas intenções.
D
A intertextualidade, quando bem empregada em um texto literário, tende a torná-lo mais rico e mais fluído, possibilitando melhoria no processo de leitura. Esse recurso também pode ser usado em outras linguagens artísticas como o cinema.
E
A intertextualidade e a figuração da linguagem são recursos linguísticos bastante utilizados em textos científicos. Tais textos se caracterizam pelo aprofundamento das temáticas neles exploradas e pela capacidade que possuem de apresentar argumentos coerentes e consistentes.