As invasões biológicas representam, atualmente, um dos mais graves problemas a serem resolvidos para a proteção da biodiversidade e a conservação das comunidades e dos ecossistemas naturais. A seguir, são apresentadas algumas proposições sobre o processo de invasões biológicas.
I. A espécie invasora pode tornar-se dominante no novo habitat e acarretar a extinção de outras espécies nativas. Além disso, algumas espécies invasoras tornam-se pragas que causam prejuízos econômicos.
II. O transporte de espécies invasoras, introduzidas pelo homem em muitos países, tem sido realizado com várias justificativas, entre as quais: controle de vetores de doenças (pequenos peixes para controlar larvas de mosquitos transmissores de certas doenças); incremento de estoque pesqueiro (tráfego de peixes vivos para estabelecimentos de pesque-pague) e ornamento de ambientes (aguapé, planta originária da América do Sul, introduzida em várias regiões do mundo).
III. Baixa adaptabilidade a novas condições ambientais e baixa capacidade reprodutiva são algumas das características que garantem o sucesso das espécies invasoras em um novo habitat.
É correto o que se afirma APENAS em