O iodo elementar é uma molécula diatômica. Em temperatura ambiente é sólido e apresenta coloração violeta escuro. Quando o iodo sólido é aquecido, ele forma vapores de coloração violácea. Esse fenômeno pode ser observado em laboratório por meio de um experimento em que o iodo é colocado em um béquer coberto por uma cápsula de vidro contendo gelo. Ao se aquecer o iodo, observa-se a transformação do sólido em vapores. Quando os vapores de iodo atingem a superfície fria da cápsula de vidro, ocorre a formação de cristais, conforme representado na figura.



O iodo pode ser preparado em laboratório misturando-se, sob aquecimento, as soluções aquosas de nitrito de potássio (KNO₂), iodeto de potássio (KI) e ácido sulfúrico (H₂SO₄). O produto da reação apresenta água (H₂O), monóxido de nitrogênio (NO) gasoso, iodo e sulfato de potássio (K₂SO₄).
O iodo é pouco solúvel em água e pode ser separado misturando-se ao produto reacional o solvente tetracloreto de carbono (CCl₄, d = 1,40 g/mL), no qual ele se solubiliza. Com o uso de um funil de separação é possível separar a fase aquosa da solução formada entre o iodo e esse solvente.

O ânion iodeto (I⁻) tem ação expectorante e é empregado como princípio ativo coadjuvante em preparações farmacêuticas de xaropes. Nesses medicamentos são adicionados 100 mg de iodeto de potássio em cada 5 mL de xarope.
a) Forneça o nome do grupo de elementos da Classificação Periódica ao qual o iodo pertence. Cite o nome do fenômeno físico representado no experimento envolvendo o aquecimento do iodo.
b) Equacione a reação de formação do iodo descrita no texto e faça o balanceamento dessa reação. Apresente o agente oxidante dessa reação.