O jazz surgiu em Nova Orleans, nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e início do século XX. O ritmo foi criado a partir da mistura de características de musicalidades africanas e europeias, sendo influenciado também pelas canções coletivas de trabalho que eram hábito de escravizados africanos em solo norte-americano. Improviso e mescla de ritmos e batidas são característicos do jazz. No início, o estilo musical foi alvo de preconceito, haja vista que era uma cultura negra, mas conforme se popularizou foi fortemente aderido por artistas brancos.
Algo semelhante aconteceu com a origem do samba no Brasil. Conforme explica a cantora Lilian Estela, ambos os ritmos tiveram origem a partir de descendentes de escravizados e em espaços periféricos, bem como ultrapassaram esses locais, atingindo toda sociedade. Há ainda a capacidade de inovação e valorização da cultura.
(Disponível em <https://nosmulheresdaperiferia.com.br/jazz-e-musica-de-elite-mulheres-perifericas-provam-que-nao/> Acesso em 19 ago. 2023)
O texto aproxima dois estilos musicais diferentes, o jazz e o samba, indicando que ele têm em comum o fato de