As lâmpadas incandescentes ou de filamento transformam energia elétrica em energia luminosa e térmica, mas, progressivamente, estão sendo substituídas por outras de menor consumo, pois perdem em calor a maior parte da energia que consomem, já que transformam em iluminação apenas 5 % desta. Essas lâmpadas utilizam um filamento de tungstênio que, quando percorrido por uma corrente elétrica, torna-se incandescente, produzindo luz. Uma lâmpada de 60 W, submetida a uma diferença de potencial de 220 V, é ligada quatro horas diariamente durante um mês em um cômodo onde há uma pequena planta. Essa planta consegue aproveitar cerca de 10 % da energia luminosa que a atinge para a realização da fotossíntese. A partir do exposto, responda:
Dados:
o Entalpia de formação do dióxido de carbono: –94 kcal/mol
o Entalpia de formação da água: –58 kcal/mol
o Entalpia de formação da glicose: –242 kcal/mol
o 1 cal ≈ 4 J
o e = 1,6𝑥10⁻¹ C
a) Qual a energia absorvida pela planta nesse período?
b) Qual o número de mols de gás oxigênio gerado?
c) Quantos litros, aproximadamente, de oxigênio são gerados, sendo que a sala tem uma temperatura média de 104°𝐹 e pressão de 1 atm?
d) Sabendo que um adulto consome em média 3 L de oxigênio por minuto, quantas plantas, iguais a essa e recebendo energia nas mesmas proporções seriam necessárias para suprir esse consumo no período de 30 dias?
e) Quantos elétrons atravessam a lâmpada nesse período?