Questão
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SUL - PUC-RS
2013
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
leia-excerto-seguir198ffa98a2f
leia o excerto a seguir, da obra Sargento Getúlio. 

E sertão do brabo: favelas e cansançãos, tudo ardiloso, quipás por baixo, um inferno. Plantas e mulheres rei mosas, possibilitando chagas, bichos de muita aleiva, potós, lacraias, piolhos de cobra, veja. Matei uns três infelizes assim, pelo cima de uns quipás, sendo que um chegou devagar no chão, receando os espinhos sem dúvida. Assunte se quem vai morrer se incomoda com conforto. Fosse dado a sangria, terminava o vivente no ferro, porém faz um barulho esquisito e não é asseado por causo de todo aquele esguincho que sai. (...) Mesmo agora que eu perdi a autoridade, sempre fica o prestígio. Em Aracaju tenho as costas quentes e não é assim que Getúlio vai se ver de uma hora para outra. Principalmente depois de entregar vosmecê. Tem ambientes em Aracaju, gente a seu favor. Coisas. Não gosto desse serviço, não gosto de levar preso. Avexame. Depois de levar vosmecê lá, assento os quartos num lugar e largo essa vida de cigano. Só se doutor Zé Antunes pedir muito. Mesmo assim. Me aposento-me. 

Todas as afirmativas estão corretamente associadas ao texto e seu contexto, EXCETO: 

A
Sargento Getúlio traz um personagem de caráter ambíguo: ainda que seja um sargento da Polícia Militar, assume crimes violentos relatados com inusitada tranquilidade, como atesta o trecho em destaque. 
 
B
O autor da obra é João Ubaldo Ribeiro, que também escreveu, entre outras, Viva o povo brasileiro e O sorriso do lagarto. 
 
C
O narrador relata um cenário de aridez, de compadrio e também de machismo, uma vez que associa a natureza perniciosa do sertão com a mulher. 
 
D
Ambientada no Sergipe e com forte teor regionalista, Sargento Getúlio é um marco da fase chamada de Romance de 30 na literatura brasileira. 
 
E
A linguagem do narrador apresenta uma interessante mescla entre a variedade culta e a coloquial, revelando ainda uma forte inventividade, advinda da oralidade e da construção de neologismos.