Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2017
Fase Única
letra-musica-Toda13751cc2547
A letra da música “Toda menina baiana” foi escrita em 1978 por Gilberto Gil, fecundo expoente da música popular brasileira. Leia a letra com atenção e depois faça o que se pede.

Toda menina baiana

Gilberto Gil

Toda menina baiana tem um santo, que Deus dá
Toda menina baiana tem um encanto, que Deus dá
Toda menina baiana tem um jeito, que Deus dá
Toda menina baiana tem defeito também que Deus dá

Que Deus deu
Que Deus dá

Que Deus entendeu de dar a primazia
Pro bem, pro mal, primeira mão na Bahia
Primeira missa, primeiro índio abatido também
Que Deus deu

Que Deus entendeu de dar toda magia
Pro bem, pro mal, primeiro chão na Bahia
Primeiro carnaval, primeiro pelourinho também
Que Deus deu

Que Deus deu
Que Deus dá

A alternativa que faz uma interpretação consistente da letra de Gilberto Gil, de acordo com os seus conhecimentos sobre a História do Brasil, é:
A
No verso “Primeiro carnaval, primeiro pelourinho também” pode-se afirmar que os pelourinhos (locais de castigo para criminosos, trabalhadores negros escravizados e homossexuais durante a vigência da escravidão) também eram locais onde se realizavam festas, principalmente, o carnaval.
B
No verso “Primeira missa, primeiro índio abatido também” pode-se fazer uma relação com o genocídio indígena, que marcou a colonização do Brasil pelos portugueses.
C
No verso “Toda menina baiana tem um santo, que Deus dá” o autor faz referência à liberdade religiosa que caracterizou o Brasil na época colonial, quando todos podiam manifestar suas crenças e fé, livremente.
D
No verso “Toda menina baiana tem encanto, que Deus dá”, Gil informa que todas as meninas baianas são capazes de fazer encantamentos, próprios da religiosidade herdada do período colonial e da escravidão.
E
No verso “Toda menina baiana tem defeito também que Deus dá”, o autor informa que as meninas baianas têm muitos defeitos.
F
I.R.