“O liberalismo clássico é constituído por um conjunto de ideias éticas, políticas e econômicas da burguesia [...]. À burguesia interessava separar Estado e sociedade, entendendo por esta última o conjunto das atividades particulares dos indivíduos, sobretudo as de natureza econômica. Essa separação reduziria igualmente a interferência da esfera privada na esfera pública, já que o poder procurava outra fonte de legitimidade, diferente da tradição e das linhagens de nobreza.” (ARANHA, M. L. de A. Filosofar com textos: temas e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012, p. 429). Sobre pressupostos econômicos, éticos e políticos do liberalismo, assinale o que for correto.
01) O liberalismo visa aumentar o controle do Estado sobre o cidadão, pois, sem o Estado forte, o setor produtivo encontra-se ameaçado por forças sindicais, rebeliões e ameaças da sociedade civil.
02) Do ponto de vista político, o liberalismo é contrário ao contratualismo de Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau; pois não visava a uma reforma do Estado, nem de suas instituições, mas ao aumento da produtividade da indústria.
04) Constituem elementos formais do liberalismo ético a tolerância religiosa e a crítica aos mecanismos de tortura e de penas cruéis aos condenados.
08) Alicerçado em Adam Smith, o liberalismo econômico é contrário à concessão de monopólios e de privilégios a grupos ou a empresas amigas de quem exerce o poder.
16) Segundo o liberalismo, a livre iniciativa e a autonomia do mercado prejudicam o setor econômico, que funciona melhor sob a tutela do Estado.