(SOMATÓRIA)
01) Uma das ideias políticas foi a de que a sociedade e o Estado são criações humanas, e não fenômenos da própria natureza, havendo a necessidade de um pacto coletivo para a preservação da liberdade, da igualdade e da justiça.
02) O liberalismo ganhou espaço primeiro na Inglaterra, a partir da revolução burguesa, e depois se expandiu por toda a Europa, contribuindo para a formação de monarquias constitucionais e de Estados republicanos democráticos.
04) John Locke discordava da existência de um poder inato ou de origem divina, concepção defendida pelo absolutismo, e afirmava que todo o poder vem do povo e que a instituição de uma sociedade política não significaria renúncia da liberdade individual.
08) A legitimação do poder por meio de teorias contratualistas, a liberdade religiosa, de expressão e de pensamento, e a defesa da propriedade privada e dos meios de produção são algumas das características do liberalismo clássico.
16) A intervenção do Estado e do poder político da nobreza na manutenção do equilíbrio econômico foi determinante para o fortalecimento do liberalismo, assegurando justiça social a todos os cidadãos.