Na linguagem de programação Logo, é possível a criação de desenhos a partir de comandos passados a uma tartaruga que está no centro de uma tela em branco, com sua cabeça inicialmente apontada para cima. Considere, por exemplo, a seguinte sequência de 5 comandos, sendo cada comando composto por duas letras seguidas de um número:

FD 50 RT 90 FD 50 LT 90 FD 50
Considere, ainda, a seguinte figura que representa a posição final da tartaruga, bem como o desenho resultante, composto por 3 segmentos de reta, sendo que a tartaruga está sobre o último segmento desenhado.

O comando FD 50 fez a tartaruga desenhar um segmento vertical de tamanho 50, pois a tartaruga apontava para cima; o comando RT 90 fez a tartaruga girar 90° para a direita; e o comando FD 50 traçou um segmento horizontal de tamanho 50, pois agora a tartaruga estava virada para a direita. Finalmente, os comandos LT 90 e FD 50 fizeram, primeiramente, a tartaruga girar 90° para a esquerda, apontando novamente sua cabeça para cima, e depois fizeram a tartaruga traçar um segmento de tamanho 50.
Considere a seguinte sequência de 8 comandos:
FD 50 LT 90 FD 50 FD 50 RT 90 FD 50 RT 90 FD 50
A partir de uma tela em branco, o desenho que será formado pela tartaruga por meio desses 8 comandos será