Questão
Simulado ENEM
2020
Fase Única
literatura-cordel-foi228ba054982
A literatura de cordel foi popularizada no Brasil por volta do século 18 e também ficou conhecida como poesia popular, porque contava histórias com os folclores regionais de maneira simples, possibilitando que a população mais simples entendesse. Seus autores ficaram conhecidos como poetas de bancada ou de gabinete. Aqui no Brasil, a literatura de cordel popularizou-se por meio dos repentistas (ou violeiros), que se assemelham muito aos trovadores medievais por contarem uma história musicada e rimada nas ruas das cidades, popularizando os poemas que depois viriam a ser os cordéis.

A literatura de cordel como conhecemos hoje teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais (poetas que cantavam poemas no século 12 e 13), os quais espalhavam histórias para a população, que, na época, era em grande parte analfabeta. Na Renascença, com os avanços tecnológicos que permitiram a impressão em papéis, possibilitou-se a grande distribuição de textos, que, até então, eram apenas cantados.

Essas pequenas impressões de poemas rimados que eram apresentadas penduradas em cordas – ou cordéis, como é chamado em Portugal – chegaram ao Nordeste brasileiro junto com os colonizadores portugueses, dando origem à literatura de cordel como conhecemos hoje, famosa em Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte.

(. Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/literatura/literatura-cordel.htm> Acesso em 20 nov. 2020)

O texto acima fala da literatura de cordel. Portanto, sobre as ideias apresentadas, é possível destacar que:
A
no início de sua formação, ainda em Portugal, a literatura de cordel era cantada.
B
a literatura de cordel iniciou em Portugal, com os trovadores que distribuíam poemas em cordas para a população ler.
C
a literatura de cordel é uma forma de cultura popular. Entretanto, por ser escrita, ela não dá para as populações mais simples a possibilidade de entendê-la.
D
os cordéis no Brasil eram escritos em forma de poemas, ficavam pendurados em cordas e depois eram contados por repentistas.
E
a literatura de cordel, que teve início no Nordeste brasileiro, era caracterizada por poemas rimados e apresentados em cordas.