A localização geográfica e a grande extensão do território nacional faz do Brasil um país com grande variedade de climas e, refletindo na formação de diferentes tipos de vegetação. Neste contexto, o conceito de domínio morfoclimático foi utilizado pelo geógrafo brasileiro Aziz Ab’Saber, objetivando elaborar um levantamento da biodiversidade paisagística do território brasileiro. Sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil e fatores relacionados a eles, é incorreto afirmar que:
I. O Brasil subtropical tem na Mata de Araucária um domínio morfoclimático de grande biodiversidade, apresentando uma variedade de espécies que se assemelha ao domínio Equatorial.
II. Duas estações bem definidas marcam o clima do Brasil Central, onde há o predomínio do Cerrado, que sofreu ampla transformação diante do avanço da pecuária e da produção da soja.
III. A caatinga figura como uma formação vegetal típica do Nordeste brasileiro, porção do Brasil onde o clima semi-árido contribui com a geração de problemas socioeconômicos.
IV. Alta densidade demográfica, alto grau de industrialização, chuvas abundantes, alta amplitude térmica, grande biodiversidade são características típicas da parte do território brasileiro onde há o domínio morfoclimático Amazônico.
V. O conceito de domínios morfoclimáticos estabelece uma associação ou integração entre diferentes elementos, como: relevo, tipos de solo, clima, hidrologia e as formas de vegetação.