Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2013
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
ma-diz-para-filho-voce249bc58723
A mãe diz para o filho: você é sangue do meu sangue. 



Analisando a figura, e com base em seus conhecimentos, é correto afirmar que
A
em condições normais, não há mistura entre o sangue do embrião e o sangue materno na placenta. É a proximidade entre a circulação embrionária e materna que permite a difusão de nutrientes e gases. Um transportador importante de oxigênio no sangue é a proteína hemoglobina, que contém em sua estrutura aminoácidos ligados entre si através de uma ligação amídica.
B
o sangue da mãe é transferido para o corpo do embrião através da placenta; por essa razão, os nutrientes e gases presentes no sangue da mãe também estão presentes no sangue do embrião. O transportador de oxigênio no sangue materno é a albumina, proteína que apresenta aminoácidos ligados entre si através de uma ligação peptídica.
C
o embrião está ligado à placenta pelo cordão umbilical, que apresenta artérias e veias pelos quais circulam nutrientes, catabólitos e gases. O transportador de CO₂ no sangue são os lipídios, que são estruturas insolúveis na água.
D
o sangue da mãe e do embrião se misturam na placenta, na qual as artérias e veias maternas estão em contato com os capilares do embrião e fazem a transferência de nutrientes, oxigênio e hemácias. A hemoglobina é um glicídio que é formado por vários aminoácidos.
E
o sangue materno e do embrião não se misturam na placenta; porém, há transferência de nutrientes e oxigênio da mãe para o embrião, que são necessários para o seu desenvolvimento. A hemoglobina é uma proteína que é formada por vários glicídios unidos entre si por ligação peptídica.