O magnésio é um metal leve, que foi descoberto em 1755 pelo químico e físico escocês Joseph Black. Não é encontrado livre na natureza, mas compostos ou combinações de magnésio com outros elementos aparecem em muitos solos e rochas. Os minerais mais comuns que contêm magnésio são a dolomite (CaMg(CO₃)₂), a magnesite (MgCO₃), a serpentina, o talco, a sepiolite, o asbesto (silicatos de magnésio), a cainite (KMgClSO₄.3H₂O) e a carnalite (KMgCl₃.6H₂O). O magnésio também é obtido a partir de águas salobras (com alto teor de sal) e da água do mar. Essas fontes de magnésio são encontradas no mundo todo, mas a China e a Rússia são os maiores produtores desse metal
Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/magn%C3%A9sio/481799. Acesso em 29 de julho de 2021.
Acerca das informações químicas do elemento magnésio, considere as seguintes afirmativas:
1. O magnésio pertence à família II e, portanto, possui configuração eletrônica finalizada em ns².
2. Na formação dos minerais citados no texto, o magnésio encontra-se na forma de cátions com carga 2+, com configuração eletrônica finalizada em (n-1)s² (n-1)p⁶.
3. Nas águas salobras, o magnésio é encontrado em sua forma metálica porque, devido a sua configuração eletrônica, sua participação em estruturas iônicas não é favorecida.
4. O período no qual o magnésio está presente é o segundo período, já que a posição do elemento hidrogênio na tabela periódica não é levada em consideração na numeração de seus períodos.
Assinale a alternativa correta.