Questão
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
2010
Fase Única
maio-1968-estudantes70ce0d9711
“Em maio de 1968, os estudantes franceses revoltaram-se contra a estrutura ultrapassada do ensino, tomando as ruas com barricadas que ficariam conhecidas como “as barricadas do desejo”. 

(CAMPOS, Flávio; MIRANDA, Renan G. A escrita da história. São Paulo: Escala Educacional, 2005, p. 584)

Sobre esta temática, identifique os slogans grafitados nos muros de Paris que marcaram Maio de 1968 na França, relacionando-os com os seus respectivos comentários. Depois assinale a alternativa INCORRETA.
A
“Quando penso em revolução, quero fazer amor”. 

Comentário: para os estudantes, pensar em política implicava, também, na questão da liberdade sexual.
B
“O primeiro sutiã a gente nunca esquece”. 

Comentário: a libertação dos prazeres do corpo não estava desvinculada dos projetos intelectuais e sócio-culturais da juventude francesa.
C
“Desabotoe-se o cérebro tantas vezes quanto a braguilha”. 

Comentário: o movimento dos estudantes foi uma revolução sócio-cultural, rejeitando os ideais paternos da classe média e celebrando o comportamento sexual sem culpa.
D
“A felicidade é o poder estudantil”. 

Comentário: através das “barricadas do desejo”, os estudantes queriam pôr fim às antigas estruturas de ensino e reformar o sistema educacional francês.
E
“É proibido proibir” Comentário: os estudantes foram sujeitos eficazes na propagação do movimento de maio de 1968, divulgando pelas ruas de Paris um novo jeito de ser jovem, contestando contra as regras e proibições da elite política e da classe média francesa.