Questão
Sprint ENEM
2021
Fase Única
maior-coleca-arte2219f528e60
A maior coleção de arte iorubá fora da África está prestes a chegar ao Brasil

A maior coleção de arte iorubá fora da África está prestes a chegar ao Rio de Janeiro. Centenas de peças devem chegar ao Brasil em agosto para uma exposição na Casa de Herança Oduduwa, local inaugurado no ano passado por Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi Ojaja II, rei da cidade de Ifé e soberano do povo iorubá.

A proposta do espaço é aproximar cada vez mais o elo de comunicação e intercâmbio entre o Brasil e o povo iorubá que, originariamente, habitava o Reino de Ketu e o Império do Oyó, áreas atualmente do Benin e da Nigéria. Há ainda um grande número de iorubás vivendo no Togo e em Serra Leoa, além de, fora da África, em Cuba, na República Dominicana e no Brasil.

Grande parte dos escravos trazidos para a então colônia brasileira eram de origem iorubá – também chamados de nagôs. A mitologia que originou o candomblé, a umbanda e outras religiões afro-brasileiras tem muita influência nagô, bem como o samba, nascido nas casas de senhoras do século XIX que mantiveram os cantos e os batuques de seus antepassados. 

Disponível em: < https://almapreta.com/sessao/cultura/a-maior-colecao-de-arte-ioruba-fora-da-africa-esta-prestes-achegar-ao-brasil> Acesso em 10 ago. 2021

De acordo com o autor, a exposição tem como objetivo principal
A
valorizar a maior coleção de arte africana fora da África.
B
explorar a diversidade culturaldo continente africano.
C
compreender as origens da mitologia que originao candomblé.
D
expor obras realizadas no Brasil sob influência africana.
E
promover uma aproximação entreoBrasile opovoiorubá.