O maior gene humano é aquele que codifica a distrofina, proteína que auxilia na manutenção da integridade dos músculos. A ausência dessa proteína acarreta deterioração muscular e quadro clínico da doença denominada Duchenne, que é recessiva e ligada ao cromossomo X. O gene da distrofina, constituído por 79 éxons e 78 íntrons, apresenta 2.300.000 bases. A partir de experimentos in vitro de indução da expressão do gene da distrofina em células miogênicas (precursoras das células musculares), estimou-se que a transcrição completa desse gene demanda 16 horas.
C. N. Tennyson, H. J. Klamut e R. G. Worton. Nature Genetics, n.º 9, 1995, p. 184-90. Internet: <www.nature.com> (com adaptações).
A partir do texto acima e considerando uma cultura de células com 2,0 × 10⁵ células, julgue o item.
Considere que a proteína distrofina tenha 3.684 resíduos de aminoácidos e que o transcrito primário, isto é, o RNA gerado pela transcrição e ainda não processado, tenha 2.300.000 bases. Suponha, ainda, que os tamanhos desses 78 íntrons, quando listados em ordem crescente, formem uma progressão aritmética de razão igual a 1. Com base nesses dados, calcule a maior quantidade possível de bases para o menor desses íntrons. Divida o resultado obtido por 100.