A maioria dos gases são pouco solúveis em líquidos, porém a solubilidade do ar em água fornece oxigênio suficiente para a sobrevivência dos animais aquáticos. Em um litro de água em condições ambientes (em torno de 25 ºC e 1,00 atm de pressão), é possível dissolver aproximadamente 20 mL de ar.
a) Sabendo-se que a proporção de oxigênio no ar é cerca de 20 % em massa e que a densidade do ar é igual a 1,2 g/L, calcule o número de mols de O₂ dissolvido em um litro de água.
b) Considerando que a concentração máxima de O₂ dissolvida em água é de 8,0 mg/L, calcule o volume nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP) que o O₂ ocuparia, se o mesmo fosse liberado de 2,00 L de solução aquosa saturada. Demonstre seus cálculos.
c) A partir da curva de variação da solubilidade do O2 em água em função da temperatura, discuta o efeito do aumento da temperatura para a vida aquática.
d) Alguns gases apresentam uma elevada solubilidade em água, pois ocorre reação química entre soluto e solvente, como, por exemplo, o gás amônia. Escreva a reação química balanceada desse gás com a água e o nome do produto formado.