Os mapas correspondem a uma representação gráfica de um espaço real, em uma superfície plana, como um papel. Em um mapa, é possível representar diferentes lugares do planeta, partindo do particular, como um bairro, cidade ou estado, ao geral, como um país, continente ou o mapa-múndi.
Para ler um mapa, é preciso saber interpretar as informações contidas na representação gráfica por meio dos elementos cartográficos.
Sobre os elementos de um mapa, é correto afirmar:
I- A legenda é a especificação do significado atribuído aos símbolos presentes nos mapas. Esses podem se apresentar em forma de ícones, cores, áreas, entre outras formas de representação.
II- A orientação cartográfica indica as coordenadas geográficas que são necessárias para que o leitor tenha uma correta noção da posição relativa da área indicada no mapa. Geralmente, ela apresenta-se nos mapas com uma seta apontando a latitude norte, mas também pode ser indicada por uma latitude sul.
III- As projeções cartográficas são fundamentais para a representação de uma superfície plana para uma representação esférica. As projeções permitem a construção de um mapa sem distorções de tamanho e forma dos lugares representados.
IV- A escala indica a relação matemática entre o espaço real e a representação desse espaço no mapa. Ela, portanto, aponta a quantidade de vezes que uma área teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está representado. As escalas podem ser gráficas ou numéricas.