Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2013
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
marco-Revoluca216dab1c338
Um marco da Revolução Industrial no século XVIII foi a invenção da máquina a vapor, aperfeiçoada por James Watt em 1784. Sua máquina consumia apenas um terço do combustível gasto pelas existentes até então e envolvia a rotação de um eixo, que necessitava de um dispositivo mecânico, que convertesse movimento circular em retilíneo. O desafio da criação de tal dispositivo atraiu a atenção de muitos cientistas. Em 1864, o Engenheiro Charles Peaucellier inventou um mecanismo de seis varetas, chamado de inversor de Peaucellier, que produzia essa tal inversão deforma satisfatória. Desde então, outros mecanismos surgiram. A explicação de seu funcionamento baseia-se no conceito de inversão circular no plano (ou inversão geométrica no plano). A construção desse conceito envolve o problema descrito a seguir.

Se o ponto A está no interior de uma circunferência, como na figura abaixo, e A ≠ O, centro da circunferência, trace a semirreta OA e o segmento PQ, perpendicular à semirreta OA passando por A com P e Q sobre a circunferência. Trace as tangentes à circunferência por P e por Q, que se cortam em um ponto B. A figura abaixo mostra que o ponto B pertence à semirreta OA.



Essa figura acima está correta? Por quê? Quanto ao aspecto histórico, qual foi o principal país beneficiado economicamente pela industrialização no século XVIII?
A
Não. Porque os triângulos ΔOBP e ΔOBQ não resultam congruentes; Alemanha.
B
Sim. Porque o triângulo ΔBPQ é equilátero; Inglaterra.
C
Não. Porque pode ocorrer a situação descrita na figura abaixo; Inglaterra.

D
Sim. Porque o triângulo ΔOBP resulta congruente ao triângulo ΔOBQ, o que implica na igualdade dos comprimentos de BP e BQ e dos ângulos ; Inglaterra.
E
Sim. Porque o triângulo ΔOQP é isósceles; França.
F
I.R.