Questão
Sprint USP - FUVEST
2022
1ª Fase
meados-seculo-XIX719726b1c7
“Em meados do século XIX (...) o Império ingressou numa era de mudanças relacionadas à própria expansão do capitalismo. Os ventos do progresso começaram a chegar ao país, atraídos pelas possibilidades de investimentos e lucros em setores ainda inexplorados”.

NEVES, L.; MACHADO, H. O Império do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, p. 313.

Para impulsionar a industrialização, a urbanização e o aperfeiçoamento da infraestrutura do país, o governo monárquico procurou incentivar
A
a elite açucareira decadente a se realocar no ramo industrial, revogando os impostos que incidiam sobre o trabalho escravo, para que essa mão de obra fosse mobilizada para as novas atividades.
B
os bandeirantes a adentrarem nas regiões ainda pouco explorada em busca de matérias primas essenciais ao processo de industrialização, como reservas naturais de carvão mineral.
C
os cafeicultores a investir na modernização por meio do fim do tráfico de escravos, protecionismo alfandegário e acesso a empréstimos com bancos ingleses.
D
a importação de bens de consumo e equipamentos industriais, por meio da redução da tributação alfandegário, de modo que o empresariado nacional pôde desenvolver seus negócios rapidamente.
E
a expulsão de empresas estrangeiras que monopolizavam a prestação de serviços urbanos, obras de infraestrutura e setores da indústria, para que as elites brasileiras pudessem assumir essas atividades.