O mecanismo de ação de muitos medicamentos se deve à sua capacidade de interação com as biomacromoléculas receptoras. Esse mecanismo pode ser ilustrativamente simplificado pelo modelo chave-fechadura, proposto pelo químico alemão Emil Fischer para explicar a especificidade da interação enzima-substrato, considerando a biomacromolécula como a fechadura, o sítio receptor como a “fenda da fechadura”, isto é, região da biomacromolécula que interagirá diretamente com a micromolécula (fármaco), e as chaves como ligantes do sítio receptor.

Na aplicação deste modelo, a ação de “abrir a porta” ou “não abrir a porta” representa as respostas biológicas decorrentes da interação chave-fechadura. Na prática, outros fatores precisam ser considerados, mas esse modelo é útil para entender, de forma simplificada, o mecanismo de ação de substâncias.
A importância da conformação da molécula para sua atividade biológica pode ser verificada pelo exemplo do estrogênio sintético, denominado dietilestilbestrol. Abaixo são representadas as duas estruturas possíveis para essa molécula, sendo que apenas a estrutura E-dietilestilbestrol apresenta atividade estrogênica significativa.

Assinale o item correto.