Questão
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
2012
Fase Única
medidas-mais1083872b720
“Uma das medidas mais controvertidas da administração pombalina foi a expulsão dos jesuítas de Portugal e de seus domínios, com confisco de bens (1759). Essa medida pode ser compreendida no quadro dos objetivos de centralizar a administração portuguesa e impedir áreas de atuação autônoma por ordens religiosas cujos fins eram diversos dos da Coroa. Além dos jesuítas, em meados da década de 1760, os mercedários – segunda ordem em importância na Amazônia – foram expulsos da região e tiveram suas propriedades confiscadas.”

(FAUSTO, Boris. História do Brasil. 11.ed. São Paulo: EDUSP, 2003)

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta sobre as ordens religiosas na administração do Marquês de Pombal.
A
Pombal, seguindo a cartilha estritamente ateia dos déspotas esclarecidos, serviu-se de motivos políticos e econômicos para expulsar todas as ordens religiosas do Império.
B
A confiscação dos bens dos Jesuítas e dos Mercedários foi a mais importante estratégia de Pombal para minimizar a crise econômica que se abatera sobre o Império Português com o declínio da economia mineradora, a partir do ano de 1700. 
C
A Ordem dos Jesuítas foi a única expulsa do Brasil, principalmente da Amazônia, em virtude da desobediência ao Tratado de Madri (1750), que resultou nas Guerras Guaraníticas (1754-56). 
D
Pombal expulsou os Jesuítas e os Mercedários para implantar um novo sistema de ensino, mais condizente com os avanços científicos do século XVIII, cujo êxito ensejou o surgimento da primeira faculdade na América Portuguesa, ainda na administração pombalina.
E
Pombal priorizou ações de intimidação a pessoas, famílias e corporações que rivalizassem com o poder do Estado e do Monarca, como a família dos Távora e a Ordem dos Jesuítas.