Os memes são universais quando se trata da web. Criados a partir de situações originais na TV ou no cotidiano das pessoas compartilhados nas redes sociais, em sua maioria contém toque de humor e sarcasmo. Conhecido por ser a terra da linguagem atemporal, o Brasil se viu nesta semana lançando a onda chamada memes invertidos. Na prática, criações famosas ganharam um significado ao contrário.
O que são memes invertidos?
Tudo começou no Twitter, rede social muito usada no país para compartilhar esse tipo de conteúdo, além das mensagem em caracteres limitados. Os internautas resolveram renovar o estoque de memes dando um novo sentido divertido ou até mesmo negativo.
A animação da Disney ‘Frozen’, por exemplo, virou meme na web com a personagem Elsa, no momento em que ela surge cantando e girando ‘livre estou’. No meme invertido, ganhou versões como ‘presa estou’ e ‘triste estou’, usadas para retratar a atual situação do país na pandemia ou até questões pessoais que internautas queiram compartilhar nas redes sociais.
(Disponível em: https://www.dci.com.br/dci-mais/memes-invertidos-saiba-oque-sao-como-entrar-na-nova-onda/142435/ Acesso em 24 de junho de 2021)
Predomina nesse texto a função da linguagem que se constitui