A meningite eosinofílica causada por Angyostrongylus cantonensis é uma doença emergente no Brasil e destaca-se a importância de sua notificação bem como a atuação de centros de saúde em compilar informações sobre diversos aspectos da infecção humana e o seu modo de transmissão. O
Angyostrongylus cantonensis é um parasita comumente encontrado em roedores, onde se reproduzem e garantem a continuidade da espécie. As suas larvas, eliminadas nas fezes dos roedores, são costumeiramente ingeridas por caracóis. No Brasil, destaca-se a disseminação do parasita favorecida por um grande aumento do número de caracóis terrestres, especialmente da espécie Achatina fulica, chamado de caramujo Africano Gigante, que se disseminou por todas as regiões do país. Dessa forma, o homem se contamina com Angyostrongylus cantonensis pela ingestão ou contato com muco de caracóis infectados, que podem ser encontrados em vegetais crus contaminados.
Fonte: Revista Brasileira de Análises Clínicas. Disponível em: http://www.rbac.org.br/artigos/meningite-eosinofilica-relato-de-caso/. Acesso em 11/05/2022.
Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta.