Questão
Simulado Unicamp
2022
1ª Fase
mercantilismo-criou201394636e7
“O mercantilismo criou as condições necessárias para a ascensão da burguesia como classe dominante e o surgimento de uma sociedade econômica fundada em bases mais sólidas, o que permitiu a expansão e consolidação do capitalismo. Foi graças também ao mercantilismo, com suas teses protecionistas e possibilidade crescente de suprimentos, que se criaram, efetivamente, as condições para a eclosão da Revolução Industrial. 

É oportuno assinalar que, embora o mercantilismo tenha insistido na comercialização como base de toda a sua política, acabou, na prática, atuando exatamente ao contrário, pela forte intervenção da Coroa nos negócios. 

Daí que, em contrapartida, podemos definir mercantilismo como a intervenção do governo nos negócios para garantir a riqueza e o poder da Coroa. 

Na Inglaterra (...) sua adoção orientou o estabelecimento das colônias, a concessão de privilégios e monopólios a companhias comerciais, além do rígido controle, pelo estado, de praticamente todas as atividades econômicas”. 

IANNONE, R. A Revolução Industrial. São Paulo: Moderna, 1992, p. 40. 

Com base no texto do historiador Roberto A. Iannone sobre o mercantilismo e sua relação com a estruturação das monarquias absolutistas, assinale a alternativa correta. 
A
O mercantilismo compunha a lógica econômica que dava sustentação à consolidação de monarquias nacionais que competiam entre si pelo monopólio do comércio internacional. Para disputar esse objetivo, foram estruturados o Estado absolutista e a fundação de colônias em outros continentes para fornecer matéria-prima a baixos custos para a metrópole comercializar. 
 
B
O livre comércio era um dos princípios basilares do mercantilismo. Para montar a burocracia estatal do absolutismo, as monarquias precisavam garantir liberdade de investimento e comércio para os burgueses, dos quais pegavam empréstimos para investir na expansão colonial. Assim, formava-se um pacto entre o rei e a burguesia. O primeiro teria o poder militar, político e religioso, enquanto a segunda poderia usufruir de liberdade econômica. 
 
C
O mercantilismo era um sistema político-econômico dominante de meados do século XV ao século XVIII. Esse tipo de economia pode ser caracterizado a partir das seguintes práticas: metalismo; balança comercial favorável; incentivo às novas atividades econômicas, ao comércio e à navegação; concessão de monopólios e socialização dos meios de produção na colônia. 
D
A burguesia era uma classe social relativamente nova, surgida da expansão comercial e urbana da sociedade feudal durante a Baixa Idade Média. Composta sobretudo de banqueiros e comerciantes, essa classe se via prejudicada pelos limites impostos pelas monarquias absolutistas nas trocas comerciais entre as diferentes regiões de um mesmo reino. Por isso, os burgueses aliaram-se à nobreza para unificar a economia nacional e investir na colonização de outros continentes, garantindo suprimento de matérias-primas para o mercado interno.