Questão
Simulado ENEM
2021
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
mes-maio-rememora1457d44bdec
O mês de maio rememora o evento da abolição da escravatura no Brasil, ocorrida em 1888. Para a professora e pesquisadora Wlamyra Albuquerque, (UFBA e Unicamp), há poucos registros sobre como a população negra vivia no pós-abolição. Em seus estudos, ela encontrou uma carta da Comissão de Libertos de Paty de Alferes (Vassouras-RJ) endereçada a Ruy Barbosa, datada de 1889. No documento, diz a historiadora, nota-se uma proposta feita pelos libertos: os 5% cobrados como impostos para o Fundo de Emancipação dos escravos, criado com a Lei do Ventre Livre, em 1871, deveriam ser destinados a pagar a educação de negros e negras antes escravizados.  

(ECOA UOL. Entrevista. Abolição não foi um presente dado por brancos. 13/05/2021. Adaptado. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas noticias/2021/05/13/abolicao-nao-foi-um-presente-dado-por-brancos-diz historiadora.htm. Acesso em: 26/05/2021)

O registro histórico encontrado pela pesquisadora permite afirmar que 
A
os ex-escravos letrados passaram a fazer parte do jogo político, demonstrando a efetividade da Lei Áurea.  
 
B
a luta do movimento negro abolicionista passou a ser por reparação econômica, em detrimento de direitos sociais.  
 
C
houve maior sensibilidade de políticos em receber e liderar a campanha por reparações, como a necessidade de alfabetização de toda população negra. 
 
D
se trata de um dos primeiros registros de proposta de políticas públicas para reparar a população negra no Brasil e alterar a dinâmica estrutural do racismo.  
 
E
a  manutenção da relação de subordinação entre negros e brancos permaneceu por vias republicanas, pois a carta foi direcionada a um político da elite.