O método mais comum para a determinação da concentração de haletos em soluções aquosas é a titulação com uma solução padrão de nitrato de prata. Esse método, chamado de titulometria de precipitação, se baseia nas reações que produzem os compostos iônicos de solubilidade limitada, e é uma das mais antigas técnicas analíticas conhecidas, datando de meados de 1800. Nesse processo, a solução de nitrato de prata (AgNO₃), titulante, de concentração conhecida, é adicionada a uma bureta volumétrica e, a partir dessa, é adicionada gota-a-gota à solução de haletos que se deseja aferir a concentração, chamada de titulado.


Em uma aula de química, para a demonstração experimental dessa técnica, titulou-se 100 mL de solução de cloreto de magnésio (MgCl₂). Para isso, foram necessários 20 mL de solução padronizada de nitrato de prata 0,2 mol/L e, ao fim do experimento, a concentração da solução de cloreto foi determinada e o sólido formado foi seco e pesado.
Adaptado de: Skoog. Fundamentos de Química Analítica. Editora Thomson, 8ª edição
A reação química que ocorre entre o titulante e o titulado na demonstração experimental da técnica descrita no texto está representada pela equação química, corretamente balanceada, em