Questão
Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS
2012
Fase Única
microclima-e-area13186247cc6
“O microclima é uma área relativamente pequena cujas condições atmosféricas diferem da zona exterior. Os microclimas geralmente formam-se quando há barreiras geomorfológicas, ou elementos como corpos de água ou vegetação. Há ainda casos de microclimas urbanos, onde as construções e emissões de poluentes atmosféricos dão origem ao aumento da temperatura, tal como da composição natural do ar, provocando diferenças de temperatura, composição da atmosfera, umidade e precipitação, entre outros componentes do clima. 

(www.wikipédia.org. Acesso em 10/08/2011)

Do ponto de vista da modernização da urbanização mundial, os novos padrões de organização e modelos de construções urbanas, especialmente as grandes edificações, entre outros fatores, provocaram alterações no clima interno das grandes metrópoles. Essas alterações microclimáticas variam da formação das “ilhas de calor” às “ilhas frias”e até aos chamados “canyons de frio”. Os “canyos de frio”
A
envolvem as áreas periféricas dos grandes centros urbanos, com baixa densidade vegetal e elevada industrialização.
B
ocorrem em alguns corredores urbanos, onde se concentram altos edifícios que provocam sombreamento, dificultando a chegada do calor solar à superfície e, portanto, tornando a temperatura mais baixa ao nível do solo.
C
decorrem de um conjunto de fatores, tais como a impermeabilização urbana, a inexistência da vegetação e a presença de extensas massas de concreto nos calçadões, com baixa absorção da radiação solar.
D
correspondem à ocorrência de baixas temperaturas nos grandes centros urbanos, devido à ausência de indústrias e à ocorrência da inversão térmica.
E
são ocorrências esporádicas no período do inverno, nos grandes centros metropolitanos, visto que eles são mais dotados de construções e indústrias, além do fluxo de automóveis ser menos intenso, facilitando o resfriamento dos logradouros periféricos.