Questão
Universidade Estadual de Londrina - UEL
2023
1ª Fase
migraca-exilio232acdaa18f
Leia o texto a seguir e responda à questão.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos puseram fim ao conflito, no ano de 1945, ao lançar duas bombas atômicas, um artefato de destruição em massa produzido com base nos avanços da pesquisa científica realizada em tempos de guerra. A bomba lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima era de fissão de urânio-235 e a lançada sobre Nagasaki era de fissão de plutônio-239. Juntas elas ceifaram a vida de cerca de 71 mil pessoas instantaneamente e, nos primeiros cinco anos após as explosões, provocaram aproximadamente 200 mil mortes, por alterações cromossômicas oriundas de exposição à radiação. Desde então, a bomba atômica se manteve como estratégica no poderio dos Estados nacionais, constituindo uma ameaça permanente de destruição, catástrofe e fim súbito, o que representa certa vinculação entre ciência, política, poder e ideologia.

A migração e o exílio de cientistas da Europa constituíram uma realidade durante a Segunda Guerra Mundial, pois muitos foram considerados inaceitáveis por critérios raciais e ideológicos adotados pelos Estados nazi fascistas. O deslocamento de cientistas ocorre também na atualidade, mas por outras razões, como o baixo índice de investimento, por parte de alguns governos, em ciência e pesquisa, caracterizando uma “fuga de cérebros” para potências econômicas como os Estados Unidos. Ao longo dos séculos XX e XXI, as ações dos Estados em relação à ciência e aos cientistas vêm oscilando entre a perseguição política e o investimento financeiro.

Com base nos conhecimentos sobre Estado e políticas para a Ciência, considere as afirmativas a seguir.

I. A perseguição política e ideológica a cientistas por parte dos Estados fascistas e nazistas expressa o uso violento do monopólio da força do Estado sobre seus próprios cidadãos e cidadãs.

II. Em Estados democráticos, os cortes orçamentários no financiamento público voltado à ciência e à tecnologia expressam uma decisão de Estado e não de Governo, justamente porque cabe ao Estado uma ação política administrativa para elaborar programas e políticas públicas.

III. O Projeto Mãe de Todas as Bombas foi delineado pelos aliados dos Estados Unidos para conter o avanço nuclear dos países do Eixo, marcadamente o Japão, que passava por grande desenvolvimento científico.

IV. O Projeto Manhatan foi o esforço do governo norte-americano para a produção da bomba atômica, após a advertência de Albert Einstein de que a Alemanha estava em condições de produzir o artefato.

Assinale a alternativa correta.
A
Somente as afirmativas I e II são corretas.
B
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.