A miopia é um defeito da visão originado por excessiva curvatura da córnea. Na fantástica estrutura que compõe o olho humano, a córnea representa um elemento fundamental no processo de formação de imagem, sendo uma espécie de lente delgada convexo-côncava que – admitiremos – satisfaz a equação dos fabricantes de lentes apresentada abaixo.

Equação dos fabricantes de lentes: 1/f = (n-1) (1/R₁ + 1/R₂). Em que
f : distância focal;
n : índice de refração;
R₁ e R₂ são raios de curvatura das faces da lente, cuja convenção de sinais é: faces convexas, raio positivo e faces côncavas, raio negativo.
O olho míope induz no cérebro a percepção de imagem sem nitidez devido à focalização da imagem de objetos distantes dá-se antes da retina. Com o auxílio da tecnologia do raio laser, os médicos conseguem realizar cirurgias na córnea, corrigindo sua curvatura excessiva. Nesse caso modificam apenas o valor do raio externo R₁. Outra possibilidade para a correção da miopia é a indicação do uso de óculos. Admita que a figura abaixo represente a córnea de um paciente cujo exame oftalmológico apresentou uma determinada miopia.

Com o objetivo de corrigir a miopia, o médico pode