Os modelos atômicos passaram por diversas modificações até chegar ao que se chama de modelo atômico atual que foi organizado e melhor esclarecido por três cientistas: Ewin Schrodinger, Louis Victor de Broglie e Wener Heisenberg, sendo destaque este último por colocar um pouco de lado a ideia de órbitas eletrônicas e instituir a ideia de se calcular a probabilidade de encontrar um elétron em determinado lugar (Princípio da Incerteza). Esses estudos só poderiam ser concluídos através de trabalhos dos que antecederam esses brilhantes cientistas, pois, foram construindo teorias e descobrindo mais sobre o comportamento do mundo subatômico. Sendo assim, a respeito dos modelos atômicos que antecederam o modelo atômico atual, é correto afirmar que:
Questão
Provão de Bolsas Estratégia
2022
Fase Única
modelos-atomicos1141dad9ce1
A
Na história, Dalton foi o primeiro a trazer a ideia de indivisibilidade do átomo. Além disso, trouxe o conceito de que átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais.
B
Bohr, além de estabelecer de maneira mais completa e aprimorada o modelo de Rutherford, descobriu partículas com carga elétrica neutra e de massa próxima a do próton.
C
Rutherford realizou o emblemático experimento com partículas alfa emitidas pelo polônio sobre uma folha muito fina de ouro, concluindo que os elétrons giram em torno de um núcleo positivo, responsável pela maior parte da massa atômica.
D
Rutherford iniciou a ideia de órbitas eletrônicas, sendo seu modelo comparado a um sistema planetário, porém, foi Thomson que refinou essa ideia de órbitas através do conceito de quantização da energia.
E
Os fogos de artifício são exemplos clássicos do modelo proposto por Rutherford, uma vez que o elétron recebe energia e, ao retornar para um nível de menor energia, libera esta sob forma de onda eletromagnética na faixa de luz visível.