Questão
Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
2016
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
momento-fundaca-Sa833669ebe1
No momento da fundação de São Vicente, em 1548, existiam 3 mil escravos índios no litoral da capitania, todos disponíveis nos seis engenhos locais. E também, nessa região, os missionários jesuítas, que ali chegaram em 1553, entrariam em choque e competição com sertanistas, ao demandarem que os indígenas “descidos” do sertão fossem alocados nas aldeias missionárias.

SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 47. Adaptado.

O resultado imediato dessa situação, ainda no século XVI, foi
A
a Lei sobre a Liberdade dos Gentios, que limitava a ação sobre os grupos nativos, salvo em casos de “guerra justa”.
B
a Lei sobre o Tráfico de Indígenas da América Espanhola para a região de São Vicente a fim de evitar a disputa por mão de obra.
C
o Alvará Régio, que proibia a catequização dos índios pelos missionários, liberando, dessa forma, maior quantidade de mão de
obra aos colonos.
D
o Alvará Régio, que determinava a implantação do trafico negreiro entre Brasil e África como forma de evitar o embate entre sertanistas e missionários.
E
a Lei do Açúcar, que evitava a compra de melaço mais barato, em função da produção realizada por maior quantidade de mão de obra, e que era contrabandeado das Antilhas Francesas.