O monocórdio é um instrumento composto por uma única corda estendida entre dois cavaletes fixos sobre uma prancha ou mesa, possuindo ainda um cavalete móvel colocado sob a corda para dividi-la em duas seções. A invenção do monocórdio é atribuída a Pitágoras no século VI. a.C.. Nos experimentos de Pitágoras, ficaram evidenciadas as relações entre comprimento de uma corda estendida e a altura musical do som emitido quando tocada (ABDOUNUR, 2002).


Na imagem a seguir temos a representação de um monocórdio:

Pitágoras descobriu que, pressionando um ponto situado a 3/4 do comprimento da corda em relação a sua extremidade e tocando-a a seguir, ouvia-se uma quarta acima do tom emitido pela corda inteira. Por exemplo, se tocada a corda inteira, o som emitido é “Dó”, reduzindo a corda a 3/4 do seu tamanho, a nota emitida será “Fá” (uma quarta musical acima). Analogamente, exercida a pressão a 2/3 do tamanho original da corda, ouvia-se uma quinta acima.
No quadro a seguir, temos as notas musicais e suas respectivas quartas e quintas:

Com base nessas informações, e tomando um monocórdio com uma corda de 24 cm afinada em “Dó”, analise a alternativa CORRETA: