O movimento abolicionista no Brasil, que ganhou força a partir da segunda metade do século XIX e visava acabar com a escravidão, foi marcado por vários fatores, tais como realização de eventos artísticos e culturais para conseguir apoio para a causa, abertura de processos na Justiça para alcance de liberdade e forte participação de setores populares e lideranças negras. Os textos abaixo retratam alguns elementos relacionados a esse acontecimento:
Texto 1
“A escravidão, que orientava toda a organização social do país, foi cuidadosamente deslegitimada pelos abolicionistas através de uma retórica da mudança, construída a partir de três esquemas interpretativos: compaixão, direito e progresso. Buscando a desnaturalização do escravismo a ponto de torná-lo moralmente condenável, o romantismo brasileiro, de caráter literário, musical ou dramatúrgico, buscava despertar a compaixão e indignação da sociedade brasileira para a situação do cativo. Paralela ao romantismo, a doutrina positivista, dominante em muitas instituições de ensino superior, defendia uma compreensão linear e progressiva da História, de tal maneira que o catolicismo, a monarquia e a escravidão seriam incompatíveis com o processo de industrialização e urbanização em curso. Finalmente, a tópica do direito natural, combatia a escravidão com processos judiciais, apelos e denúncias”.
CEDRO, Marcelo, GOMES, Marco Túlio Antunes. Narrar, persuadir e sentir: estratégias abolicionistas no Brasil oitocentista. Cadernos de História, Belo Horizonte, V 17, n. 27, 2º sem. 2016, p. 523. Resenha do livro ALONSO, Angela. Flores, votos e balas: o movimento abolicionista brasileiro (1868-88). São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Texto 2
"130 anos após abolição, população negra ainda sofre com a desigualdade. Exatos 130 anos depois da abolição, a população negra segue sofrendo com a desigualdade social: representa 63,7% do total de 13,7 milhões de desempregados e ganha bem menos do que os brancos, em média, R$ 1.531 contra R$ 2.757”.
Notícia extraída do Jornal Correio Braziliense, publicada em 13/05/2018 08h00. Por Gabriela Vinhale Otávio Augusto. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/05/13/internabrasil,680301/130-anos-apos-abolicao-populacao-negra-aindasofre- com-a-desigualdade.shtml
Sobre o movimento abolicionista brasileiro:
A) Indique um exemplo de ação posta em prática pelos abolicionistas brasileiros na segunda metade do século XIX.
B) Cite uma consequência da abolição para a população negra em termos de sua integração à sociedade brasileira cujos impactos são perceptíveis até os dias atuais.