Sobre os movimentos Realismo e Naturalismo, correntes estéticas que sucedem o movimento romântico no Brasil, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A prosa realista tem como matéria-prima a narração dos costumes contemporâneos do século XIX, refletindo de maneira crítica as mazelas tanto da vida pública como da vida privada, distanciando-se do sentimentalismo e do nacionalismo ufanista presentes no Romantismo.
II. No Brasil, o Realismo enfoca principalmente a realidade vivenciada pelos integrantes das classes marginalizadas, sobretudo os pobres e negros, aplicando preceitos positivistas na análise comportamental desses indivíduos.
III. O cientificismo vigente no pensamento dos escritores realistas e naturalistas os faz tomar distância do apreço romântico pela natureza, de modo que o foco de análise está, em sua grande maioria, nas dinâmicas da vida situada nos ambientes urbanos.
IV. O romance de tese realista visa à denúncia das mazelas sociais em um processo descritivo e racional da realidade, construindo uma perspectiva mais sóbria dotada de rigor analítico, isto é, o autor descreve o que observa pautado nas correntes científicas.
V. Principal nome do Realismo no Brasil, Machado de Assis possui uma obra dividida em duas fases: na primeira, o autor insere-se na estética romântica, sendo o marco de passagem para sua segunda fase, a realista, a publicação do romance Dom Casmurro.