Os muçulmanos desembarcaram na península Ibérica em 711, onde permaneceram, em distintas regiões, até 1492. Introduziram inovadoras técnicas agrícolas, desenvolveram as atividades comerciais, cunharam moedas, construíram estradas e edificaram cidades que foram autênticos símbolos da riqueza da sociedade urbana andaluza, como Granada, Sevilha, Córdoba e Toledo. A longa permanência dos conquistadores muçulmanos deixaria marcas definitivas no Ocidente.
YAZBEK, Mustafa. A Espanha muçulmana. São Paulo: Ática, 1987. Adaptado
A cultura muçulmana, presente na península Ibérica desde o século VIII, agiu no Ocidente como uma força sintetizadora, levando para as regiões conquistadas o que havia de mais significativo no conhecimento árabe, chinês, indiano e grego.
I. Introduziram no Ocidente os algarismos hindus, hoje chamados arábicos, desenvolveram a álgebra e a astronomia.
II. Imortalizaram nomes como os dos médicos e filósofos Averróis e Avicena, sendo que este teve sua obra enciclopédica utilizada durante muito tempo nas escolas europeias de Medicina.
III. Traduziram e difundiram o conhecimento clássico grego, recuperando e entregando aos europeus da Idade Média, um vasto saber.
IV. As divisões sociais e religiosas estabelecidas pelos muçulmanos na península Ibérica medieval impediram que o conhecimento científico lá produzido se propagasse pelas demais regiões da Europa.
Está CORRETO o que se afirma em: