Questão
Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE
2015
Fase Única
mundo-contemporaneo372de593ff
No mundo contemporâneo, tem sido comum a classificação de alguns grandes centros urbanos como “cidades globais” e “megacidades”. De acordo com seus conhecimentos a respeito do tema, assinale a alternativa que aponte corretamente o uso desses termos.
A
Cidades globais: Destacam-se pela intensidade dos fluxos de capital e informação. Apresentam reduzida conexão com outras cidades do gênero fora de seus continentes, a exemplo da Cidade do México e da cidade do Rio de Janeiro.

Megacidades: Possuem populações a partir de 1 milhão de habitantes, com intensa conexão de informações e negócios com outras similares, estando presentes em todos os continentes, a exemplo de Calcutá e Lagos.
B
Cidades globais: Apresentam populações a partir de 10 milhões de habitantes, sendo mais importantes pelo seu peso demográfico do que econômico, a exemplo de São Paulo e Dacca.

Megacidades: Caracterizam-se pela sua conexão aos mais importantes centros econômicos do mundo, embora tenham populações inferiores a 10 milhões de habitantes, como as cidades de Xangai e Cidade do México.
C
Cidades globais: São muito importantes pela presença da sede de grandes corporações empresariais, com forte conexão a outras similares em outros países, como Paris e Xangai.

Megacidades: Diferenciam-se pelo volume demográfico e nem sempre apresentam importância econômica proporcional, situando-se tanto em países do Norte quanto do Sul, a exemplo de Lagos e Delhi.
D
Cidades globais: possuem maior importância histórica e cultural do que econômica, sendo por isso referências mundiais, como Londres e Nova Iorque.

Megacidades: Apresentam fluxos econômicos que as tornam as mais importantes nos continentes onde estão situadas, a exemplo da Cidade do México e Paris.
E
Cidades globais: Tornaram-se alvo de estudos comparativos em razão dos fluxos emigratórios que partem delas para outras cidades, como no caso de Paris e Los Angeles. 

Megacidades: São referências internacionais para a solução de problemas urbanos de grande magnitude, sobretudo na questão da moradia e da mobilidade urbana, como Lagos e Delhi.