Questão
Centro Universitário do Pará - CESUPA
2012
Fase Única
municipio-Sa-Felix98e629a6a7


(...) O município de São Felix do Xingu, por exemplo, tem mais de 1.000.000 de cabeças de boi. É o município que tem taxa elevada de desmatamento e prática de trabalho análogo a de escravo. Em 2009, no Pará, 38 das 44 fazendas que constavam na “lista suja” do MTE* criavam bois (...)

*Ministério do Trabalho e Emprego (Regina Beatriz Guimarães Neto. Profª da UFPE. Entrevista concedida à Revista de História da Biblioteca Nacional. http://www.revistadehistoria.com.br/secao/entrevista/violencia-impunidade-e-meio-ambiente)

A partir do trecho da entrevista da professora da UFPE e dos estudos sobre a produção e transformação dos espaços agrários, é correto afirmar que:
A
O prognóstico de aumento da violência em São Félix do Xingu e do desmatamento contraria o desenvolvimento do município, que conta com um rebanho de mais de 1.000.000 de cabeças de boi, nenhuma fazenda na lista suja do MTE, nem utilização de trabalho escravo.
B
O município de São Félix do Xingu apresenta significativo índice de desenvolvimento humano e ambiental, por possuir um dos maiores rebanhos bovinos do Pará, mesmo com a prática de exploração do trabalho escravo.
C
Das 44 fazendas do estado do Pará que constavam na lista suja do Ministério do Trabalho e Emprego, 38 criavam bois, ou seja, a associação à lista suja é somente em relação ao desmatamento contínuo e não à utilização do trabalho escravo nessas fazendas.
D
Existe relação profunda entre a atividade da pecuária e o desmatamento, já que a premissa que prevalece é a de mais pastos para os bois, ocasionando desequilíbrio ambiental com a derrubada da cobertura vegetal.