Na natureza, existem os seguintes isótopos: ⁷⁹Br e ⁸¹Br, cada um com a probabilidade de ocorrência de 50%, e ³⁵Cℓ e ³⁷Cℓ, com probabilidades de 75% e 25%, respectivamente. Um instrumento chamado espectrômetro de massas pode ser utilizado para analisar moléculas constituídas por diferentes combinações desses isótopos. Nessa análise, formam se os chamados íons moleculares, pela perda de um elétron de cada uma dessas moléculas. O resultado é um gráfico, chamado espectro de massas, onde esses íons moleculares são registrados na forma de linhas, em ordem crescente de massa molecular. A intensidade de cada linha, correspondendo a uma mesma massa, depende da probabilidade de ocorrência de cada combinação isotópica no íon formado. Assim, por exemplo, para o composto BrCℓ, foram obtidos os seguintes resultados:


O halon 1211 é um gás cuja fórmula molecular é CBrCℓF₂. Quando esse gás foi analisado em um espectrômetro de massas, formaram se íons moleculares.
a) Mostre a fórmula molecular do íon molecular de maior massa, especificando os isótopos de Br e Cℓ presentes.
b) Mostre as fórmulas moleculares, especificando os isótopos de Br e Cℓ presentes, para todos os íons de massa molecular 166 formados.
c) Baseando se somente nas informações apresentadas, mostre em gráfico, como poderia ser o espectro obtido para a análise do halon 1211.
Note e adote:
Considere que, na natureza, tanto a porcentagem de ¹²C como a de ¹⁹F é 100%.