O nazismo fundamentou-se teoricamente no livro Mein Kampf (Minha Luta), escrito pelo excabo da Primeira Guerra, Adolf Hitler, em 1923, e transformou-se em seu programa efetivo de governo.
Sobre o Nazismo é incorreto afirmar que:
A
os emblemas da águia e da cruz gamada, dispostos nas braçadeiras, nas bandeiras e nos estandartes, funcionavam como marcas de identificação nazista. O símbolo mágico da suástica, de conhecida ancestralidade, uma espécie de cruz em movimento, sugeria a energia, a luz o caminho da perfeição, como a trajetória do sol em sua rota.
B
o nazismo introduziu na luta política uma poderosa arma: a propaganda. Não era somente o fim da crise e do desemprego que a propaganda nazista oferecia. Tecnicamente bem aparelhada, e financiada com o dinheiro da burguesia, oferecia aos trabalhadores uma mudança profunda no próprio sistema capitalista.
C
Hitler referia-se frequentemente à necessidade da guerra, oscilando do ponto de vista mítico ao do estrategista militar. Afirmava ser a guerra eterna, cotidiana, vida, um estado original, e toda sua concepção de política se apoiava sobre a necessidade histórica de assegurar ao povo alemão seu espaço vital.
D
a estratégia utilizada pelos nazistas, nos campos de concentração, foi de tornar os homens supérfluos, destituídos de individualidade, e, portanto, da capacidade de criar algo de novo através de seus próprios recursos e iniciativas.
E
esse regime nasceu oficialmente em março de 1919, quando foi fundado o Fascio di combatimento, com um programa de nacionalismo, ataque à classe liberal, republicanismo, anticlericalismo e anseios de renovação social, encarnando, assim, as posições de uma pequena burguesia irrequieta e, principalmente, dos excombatentes da 1ª Guerra Mundial.