No nosso dia a dia um dos recursos argumentativos, segundo a lógica, mais usados é o argumento de autoridade. Esse recurso é formado em um raciocínio aceitável, desde que a autoridade seja um conhecedor do assunto. Assim, consultamos um médico e conseguimos suas prescrições quando se trata de doença; recorremos ao mecânico quando o carro apresenta defeito, etc. No entanto, o argumento de autoridade torna-se irrelevante (e o mesmo inaceitável) se recorremos à autoridade de um pastor famoso para justificar um posição da medicina ou de um cantor sertanejo para falar de história do Brasil. Trata-se de um recurso desviante, em que o prestigio da autoridade (muitas das vezes alguém célebre) é transferido para outro setor que não é da sua competência.
Leia dois depoimentos sobre célula-tronco. A seguir, reflita sobre os tipos de argumentos utilizados.
Primeiro depoimento.
“Mãe de Melinda e de Teodoro, a atriz Thais Fersoza postou recentemente em seu perfil no Instagram que optou por armazenar o sangue do cordão umbilical de seus filhos. "Tomamos a decisão certa com a Melinda, e não pensamos duas vezes em armazenar o sangue de cordão umbilical do Teodoro", escreveu ela, incentivando seus seguidores. Polêmico, o assunto levanta debates desde o surgimento dos bancos privados de armazenagem, dividindo opiniões entre os médicos. Mas afinal, vale ou não a pena investir em uma estocagem privada?”
Segundo depoimento.
“Para que armazenar?Primeiro é importante entender o papel das células-tronco do cordão umbilical. “As células-tronco encontradas na medula óssea, no sangue da corrente sanguínea e no do cordão umbilical são chamadas de hematopoéticas”, explica Vanderson Rocha, membro da ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular). Apesar de também ser capaz de se regenerar, assim como suas irmãs, e poderem ser usadas em transplantes para pessoas com doenças do sangue, como a leucemia, a célula-tronco do cordão umbilical tem um benefício “extra”. “Como o sangue de cordão é do recém-nascido, ele tem pouco ou nenhum contato com meio externo, possibilitando fazer transplante.”
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2017/08/16/armazenamento-de-celulas-tronco-do-cordao-umbilical
a) Indique em qual depoimento há, efetivamente, o argumento de autoridade e o recurso desviante.
b) Justifique sua resposta, considerando os respectivos depoimentos.