Questão
Simulado USP - FUVEST
2020
1ª Fase
੦ Biologia
੦ Biologia
Evolução
Evolução humana
nova-especie-humanos1623ad38f05
Uma nova espécie de humanos antigos foi descoberta nesta semana na caverna de Callao, nas Filipinas. Pesquisadores encontraram 13 ossos e dentes que, segundo eles, pertencem a um novo gênero de hominídeo: o Homo luzonensis, que viveu há mais de 67 mil anos. Os responsáveis pela descoberta explicam a novidade, que deve aumentar a lista de membros do gênero Homo que viveram na Terra: “Agora sabemos que (a evolução humana) era uma história muito mais complexa, com várias espécies distintas contemporâneas do Homo sapiens, eventos de cruzamentos e extinções. O Homo luzonensis é uma dessas espécies e nós veremos que, alguns milhares de anos atrás, o Homo sapiens definitivamente não estava sozinho na Terra”. 

Revista Galileu. Pesquisadores encontram vestígios de nova espécie humana nas Filipinas. Adaptado. Disponível em < https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/04/pesquisadores-encontramvestigios-de-nova-especie-humana-nas-filipinas.html > Acesso em 30 jul. 2019.

Observe a árvore filogenética ao lado, que retrata sinteticamente a evolução humana.

A partir das informações dadas e considerando os seus conhecimentos sobre evolução humana, é possível concluir que:


A
O surgimento dos primeiros seres humanos é mais recente do que se pensava, sendo antecipado para aproximadamente 60 mil anos.
B
A divergência entre a linhagem dos Australopithecus e as demais linhagens de hominídeos ocorreu há cerca de 2,3 milhões de anos, embora esses grupos tenham surgido há mais de 4 milhões de anos.
C
As espécies de hominídeos e dos Australopithecus compartilham um ancestral comum de pelo menos 4 milhões de anos que os distinguem dos primatas mais próximos, como o chimpanzé.
D
As linhagens do H. neanderthalensis e do H. sapiens originaram-se a partir do H. erectus e conviveram há cerca de 300 mil anos.
E
Homo neanderthalensis e H. erectus são as espécies mais próximas evolutivamente.