O número de partículas de soluto dissolvidas em um solvente, numa solução, independentemente da natureza do soluto, atribui à solução formada, em relação ao solvente puro, uma série de propriedades denominadas coligativas. A respeito dessas propriedades, analise as afirmações abaixo e marque V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Nas mesmas condições experimentais, para duas soluções de concentração em quantidade de matéria do soluto igual a 0,1 mol L-¹, o efeito coligativo das soluções iônicas, como a de NaC𝓁 ₍ₐq₎, é sempre maior que o das soluções moleculares, como a de
C₁₂H₂₂O₁₁₍ₐq₎.
( ) Ao adicionarmos um soluto não volátil e miscível à água, formando uma solução aquosa, observa-se experimentalmente que a pressão máxima de vapor da água na solução será menor que a pressão máxima de vapor da água pura. Devido a esse efeito, lagos de água salgada têm menor tendência para secar do que os lagos de água doce.
( ) A osmose é um dos fenômenos responsáveis pela ascensão da seiva nas plantas, pois a solução existente no interior da raiz é menos concentrada que no solo ao seu redor. Desse modo, ocorre uma passagem de líquidos do solo para o interior da planta.
( ) A temperatura em que se inicia a ebulição do solvente em uma solução de soluto não volátil é sempre menor que a temperatura de ebulição do solvente puro sob a mesma pressão. Esse efeito pode ser observado quando se adiciona sal de cozinha a uma panela contendo água em ebulição, que continuará fervendo sem cessar a ebulição.
( ) A água do mar contém vários sais dissolvidos que diminuem seu ponto de solidificação. Por isso mesmo, quando a temperatura ambiente se encontra abaixo de 0 ºC, a água do mar permanece, em grande parte, na fase líquida.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: