
Um dos objetivos das unidades de hidrotratamento em refinarias consiste em estabilizar e remover compostos indesejáveis, tais como enxofre, nitrogênio, oxigênio, halogênios e metais de derivados do petróleo. A estabilização e a remoção desses compostos ocorrem através de reações catalíticas de hidrogenação, sob pressão e temperatura adequadas. Em um reator trifásico de leito gotejante ocorre a reação de hidrogenação de uma fração de propan-1-tiol a propano, conforme a equação química (1).

Apesar de o produto de interesse ser o propano, o sulfeto de hidrogênio produzido também possui emprego industrial. Esse composto pode ser utilizado na obtenção de enxofre, que é comercializado para as indústrias de ácido sulfúrico. Uma rota de transformação do sulfeto de hidrogênio em enxofre envolve a equação química (2), dentre outras etapas omitidas para simplificação.

Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/B9780125033503500275. Acesso em: 27 ago. 2023. (Parcial e adaptado.)
Considerando apenas as duas equações químicas apresentadas e que o rendimento relativo a elas é de 80% para a equação química (1) e de 85% para a equação química (2), a quantidade de enxofre, em toneladas, que pode ser obtida com o tratamento de 380 toneladas de propan-1-tiol, é de aproximadamente