Sobre a obra Sentimento do mundo, de autoria de Carlos Drummond de Andrade, assinale o que for correto.
01) Mãos dadas é um dos únicos poemas de Sentimento do mundo que versa exclusivamente sobre o amor romântico. No texto, declaradamente autobiográfico, Drummond narra, por meio do eu lírico, o encontro com sua esposa quando os dois ainda eram crianças, em Itabira, e as alegrias que compartilharam ao longo dos 35 anos de matrimônio, até a morte de sua amada.
02) Sabe-se que Carlos Drummond de Andrade não costumava organizar os poemas de seus livros em ordem cronológica de escrita, dando preferência a critérios estéticos, temáticos ou ideológicos. Sabendo que a antítese é um recurso linguístico utilizado de forma recorrente por Drummond, é possível estabelecer uma contraposição entre os dois primeiros textos do livro: Sentimento do mundo, que escancara as dimensões gigantescas do mundo e Confidência do Itabirano, que revela e valoriza a origem do poeta, natural de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais.
04) Ao afirmar que não será “O poeta de um mundo caduco” (ANDRADE, 1940, p. 29), Drummond demarca uma posição de consciência em relação a todas as mudanças que estavam acontecendo no mundo. O poeta ressalta, nesse poema, que compreende a responsabilidade social de escrever e que seus textos não estarão alienados da realidade, pelo contrário, serão veículo de denúncia e ferramenta de solidariedade aos seus “companheiros”.
08) Em alguns textos de Sentimento do mundo, é possível vislumbrar uma culpa que provém da consciência de classe de Drummond. Nesse livro, é possível perceber uma aproximação das ideias do socialismo e um afastamento dos valores do capitalismo em textos que podem ser considerados poesia de cunho político. Neles, revela-se uma tentativa de aproximação do proletário, do operário, do trabalhador comum e uma condenação da exploração do trabalho.
16) Sentimento do mundo, poema que inicia o livro, pode ser considerado um texto sobre o fazer literário. Evocando imagens como as lembranças que escorrem e as recordações que são desfiadas, o poeta revela um sentimento de impotência e de limitação por ter somente duas mãos para registrar todo o sentimento do mundo em seus textos.