A ocupação holandesa, no território nordestino brasileiro, está relacionada à união das coroas de Espanha e Portugal (União Ibérica) e ao processo de independência dos Países Baixos. Entre 1624 e 1654, ocorreram tentativas de ocupação, estabelecimento e reação contra a presença dos holandeses na colônia portuguesa, que terminaram com a expulsão dos holandeses. São correlacionados a esse processo, EXCETO:
Questão
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
2013
Fase Única
ocupaca-holandesa59d30804e1
A
A Companhia das Índias Ocidentais, fundada pelos holandeses em 1621, tinha, dentre outros objetivos, a ocupação do Nordeste brasileiro para garantir seus negócios na região.
B
As lutas entre portugueses e holandeses possibilitaram que a fuga de escravos dos engenhos se intensificasse, a exemplo da expansão do Quilombo dos Palmares.
C
A presença da administração de holandeses no Nordeste brasileiro ficou marcada pela proibição da entrada e perseguição de judeus e protestantes.
D
A administração holandesa, notadamente no período de Mauricio de Nassau, buscou a organização urbanística de Recife e apoiou estudiosos nas áreas científicas e artísticas.
E
Portugueses nascidos na metrópole e na colônia, índios e negros tiveram intensa participação na reconquista, para Portugal, do Nordeste brasileiro.