Os óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis de ocorrência natural encontrados em sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes das plantas que são bastante utilizados em cosméticos, medicamentos e até mesmo alimentos.

Há diferentes métodos para a obtenção dessas substâncias, um deles é a extração por arraste a vapor de água. Para explicar esse processo aos alunos, um professor montou um aparato experimental em laboratório, que simula, de forma simplificada, o processo industrial de obtenção do óleo essencial de eucalipto.
Nessa montagem, uma panela de pressão (recipiente 1) foi ajustada para servir como gerador de vapor, por meio de aquecimento da água até a sua ebulição. Através da pressão proporcionada ao sistema, a água, em condição de vapor, percorre o tubo 1 e é injetada na coluna de destilação improvisada (recipiente 2), contendo folhas de eucalipto. O vapor de água, saturado e superaquecido, rompe os vasos do tecido vegetal que armazenam os óleos essenciais, liberando-os. Em seguida, a fase vapor segue pelo tubo 2, alcançando o recipiente 3, que está em banho-maria frio, podendo, então, ser coletado.
Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc40_4/10-EEQ-18- 18.pdf (adaptado). Acesso em 27 de julho de 2020
